Scrum em uma página

Esse material, não tem a pretensão de explicar ou ensinar a metodologia Ágil conhecida como Scrum, nem tão pouco sua aplicação, conceito ou prática, mas sim ser um guia (bem) rápido de referencia sobre essa metodologia utilizada mundialmente.

PAPÉIS

  • Product Owner: Ou simplemente P.O., responsável por criar a visão do produto, criar e gerenciar o Backlog do Produto, priorizar as necessidade e compreender expectativas. É o “cliente” dentro do seu time.
  • Scrum Master: Líder, mas não chefe! É o facilitador, removedor de impedimentos. Garante que os eventos Scrum sejam executados.
  • Time de Desenvolvimento: Formado por equipe auto-organizada, responsável por realizar o trabalho que irá gerar a entrega da Sprint, possivelmente resultando em uma versão usável do produto. Seu tamanho ideal é de 03 à 09 pessoas.

ARTEFATOS

  • Backlog (do Produto):
    • Lista ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, incluindo todas as características, funções, requisitos, melhorias e correções . Esses itens serão implementados no produto.
  • Backlog (da Sprint):
    • Itens do Backlog do produto que foram selecionados para a Sprint. O Backlog da Sprint contem os itens que estão sendo trabalhados especificamente em uma sprint.
  • Definição de Pronto (DoD)
    • A Equipe deve possuir uma definição de pronto para uma tarefa. Ao definir que um item está pronto, é preciso que todos tenham o mesmo conceito do que é pronto na determinada Sprint.

EVENTOS

  • Sprint
    • Sprint é o coração do Scrum. Onde um incremento de produto, potencialmente utilizável é criado. Tem duração máxima de 1 mês e o Time Scrum participa.
  • Planejamento (Sprint Planning)
    • Reunião colaborativa do Time Scrum, onde é definido pelo Time de Desenvolvimento, os itens de Backlog do Produto que serão entregues ao final da Sprint, criando o Backlog da Sprint e a meta a meta daquela Sprint. Tem duração máxima de 8 horas e o Time Scrum participa.
  • Reunião Diária (Daily Scrum)
    • É a Reunião diária, executada pelo Time de Desenvolvimento e Scrum Master, onde define-se o sincronismo das tarefas e planejamento para as próximas 24h. Tem duração máxima de 15 minutos e participam o Time de desenvolvedores e o Scrum Master. 3 perguntas devem ser feitas e respondidas nessa reunião:
    • O que foi feito no dia anterior?
    • O que será feito no hoje?
    • Quais são os possíveis impedimentos que estão dificultando a conclusão de tarefas.
  • Revisão (Sprint Review)
    • Reunião realizada no último dia da Sprint, onde é demonstrado para o P.O. e Stakeholders, o incremento do produto criado. Focado no aceite ou rejeição do trabalho realizado. O resultado da Revisão da Sprint é um Backlog de Produto revisado, que define os itens prováveis de Backlog da próxima Sprint. Tem duração máxima de 4 horas e participa todo time Scrum e Stakeholders convidados pelo P.O.
  • Retrospectiva (Sprint Retrospective)
    • Reunião que ocorre após a Revisão da Sprint. É o último evento de uma Sprint e é focado em rever o processo de trabalho e o que poderá ser melhorado. tem duração máxima de 3 horas e o Time Scrum participa.

IMPORTANTE: Ao apresentar os resultados de uma Sprint, não utilize Slides, mantenha o ambiente informal, mostre conformidade com a meta daquela Sprint e mostre valor da entrega no incremento do produto final

Material adaptado por Fabiano Sabha baseado no ScrumGuide.

One Reply on “Scrum em uma página”

Deixe uma resposta para Antonio Gambogi Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *