Scrum em uma página

Esse material, não tem a pretensão de explicar ou ensinar a metodologia Ágil conhecida como Scrum, nem tão pouco sua aplicação, conceito ou prática, mas sim ser um guia (bem) rápido de referencia sobre essa metodologia utilizada mundialmente.

PAPÉIS

  • Product Owner: Ou simplemente P.O., responsável por criar a visão do produto, criar e gerenciar o Backlog do Produto, priorizar as necessidade e compreender expectativas. É o “cliente” dentro do seu time.
  • Scrum Master: Líder, mas não chefe! É o facilitador, removedor de impedimentos. Garante que os eventos Scrum sejam executados.
  • Time de Desenvolvimento: Formado por equipe auto-organizada, responsável por realizar o trabalho que irá gerar a entrega da Sprint, possivelmente resultando em uma versão usável do produto. Seu tamanho ideal é de 03 à 09 pessoas.

ARTEFATOS

  • Backlog (do Produto):
    • Lista ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, incluindo todas as características, funções, requisitos, melhorias e correções . Esses itens serão implementados no produto.
  • Backlog (da Sprint):
    • Itens do Backlog do produto que foram selecionados para a Sprint. O Backlog da Sprint contem os itens que estão sendo trabalhados especificamente em uma sprint.
  • Definição de Pronto (DoD)
    • A Equipe deve possuir uma definição de pronto para uma tarefa. Ao definir que um item está pronto, é preciso que todos tenham o mesmo conceito do que é pronto na determinada Sprint.

EVENTOS

  • Sprint
    • Sprint é o coração do Scrum. Onde um incremento de produto, potencialmente utilizável é criado. Tem duração máxima de 1 mês e o Time Scrum participa.
  • Planejamento (Sprint Planning)
    • Reunião colaborativa do Time Scrum, onde é definido pelo Time de Desenvolvimento, os itens de Backlog do Produto que serão entregues ao final da Sprint, criando o Backlog da Sprint e a meta a meta daquela Sprint. Tem duração máxima de 8 horas e o Time Scrum participa.
  • Reunião Diária (Daily Scrum)
    • É a Reunião diária, executada pelo Time de Desenvolvimento e Scrum Master, onde define-se o sincronismo das tarefas e planejamento para as próximas 24h. Tem duração máxima de 15 minutos e participam o Time de desenvolvedores e o Scrum Master. 3 perguntas devem ser feitas e respondidas nessa reunião:
    • O que foi feito no dia anterior?
    • O que será feito no hoje?
    • Quais são os possíveis impedimentos que estão dificultando a conclusão de tarefas.
  • Revisão (Sprint Review)
    • Reunião realizada no último dia da Sprint, onde é demonstrado para o P.O. e Stakeholders, o incremento do produto criado. Focado no aceite ou rejeição do trabalho realizado. O resultado da Revisão da Sprint é um Backlog de Produto revisado, que define os itens prováveis de Backlog da próxima Sprint. Tem duração máxima de 4 horas e participa todo time Scrum e Stakeholders convidados pelo P.O.
  • Retrospectiva (Sprint Retrospective)
    • Reunião que ocorre após a Revisão da Sprint. É o último evento de uma Sprint e é focado em rever o processo de trabalho e o que poderá ser melhorado. tem duração máxima de 3 horas e o Time Scrum participa.

IMPORTANTE: Ao apresentar os resultados de uma Sprint, não utilize Slides, mantenha o ambiente informal, mostre conformidade com a meta daquela Sprint e mostre valor da entrega no incremento do produto final

Material adaptado por Fabiano Sabha baseado no ScrumGuide.

One Reply on “Scrum em uma página”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *