Esse material, não tem a pretensão de explicar ou ensinar a metodologia Ágil conhecida como Scrum, nem tão pouco sua aplicação, conceito ou prática, mas sim ser um guia (bem) rápido de referencia sobre essa metodologia utilizada mundialmente.
PAPÉIS
- Product Owner: Ou simplemente P.O., responsável por criar a visão do produto, criar e gerenciar o Backlog do Produto, priorizar as necessidade e compreender expectativas. É o “cliente” dentro do seu time.
- Scrum Master: Líder, mas não chefe! É o facilitador, removedor de impedimentos. Garante que os eventos Scrum sejam executados.
- Time de Desenvolvimento: Formado por equipe auto-organizada, responsável por realizar o trabalho que irá gerar a entrega da Sprint, possivelmente resultando em uma versão usável do produto. Seu tamanho ideal é de 03 à 09 pessoas.
ARTEFATOS
- Backlog (do Produto):
- Lista ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, incluindo todas as características, funções, requisitos, melhorias e correções . Esses itens serão implementados no produto.
- Backlog (da Sprint):
- Itens do Backlog do produto que foram selecionados para a Sprint. O Backlog da Sprint contem os itens que estão sendo trabalhados especificamente em uma sprint.
- Definição de Pronto (DoD)
- A Equipe deve possuir uma definição de pronto para uma tarefa. Ao definir que um item está pronto, é preciso que todos tenham o mesmo conceito do que é pronto na determinada Sprint.
EVENTOS
- Sprint
- Sprint é o coração do Scrum. Onde um incremento de produto, potencialmente utilizável é criado. Tem duração máxima de 1 mês e o Time Scrum participa.
- Planejamento (Sprint Planning)
- Reunião colaborativa do Time Scrum, onde é definido pelo Time de Desenvolvimento, os itens de Backlog do Produto que serão entregues ao final da Sprint, criando o Backlog da Sprint e a meta a meta daquela Sprint. Tem duração máxima de 8 horas e o Time Scrum participa.
- Reunião Diária (Daily Scrum)
- É a Reunião diária, executada pelo Time de Desenvolvimento e Scrum Master, onde define-se o sincronismo das tarefas e planejamento para as próximas 24h. Tem duração máxima de 15 minutos e participam o Time de desenvolvedores e o Scrum Master. 3 perguntas devem ser feitas e respondidas nessa reunião:
- O que foi feito no dia anterior?
- O que será feito no hoje?
- Quais são os possíveis impedimentos que estão dificultando a conclusão de tarefas.
- Revisão (Sprint Review)
- Reunião realizada no último dia da Sprint, onde é demonstrado para o P.O. e Stakeholders, o incremento do produto criado. Focado no aceite ou rejeição do trabalho realizado. O resultado da Revisão da Sprint é um Backlog de Produto revisado, que define os itens prováveis de Backlog da próxima Sprint. Tem duração máxima de 4 horas e participa todo time Scrum e Stakeholders convidados pelo P.O.
- Retrospectiva (Sprint Retrospective)
- Reunião que ocorre após a Revisão da Sprint. É o último evento de uma Sprint e é focado em rever o processo de trabalho e o que poderá ser melhorado. tem duração máxima de 3 horas e o Time Scrum participa.
IMPORTANTE: Ao apresentar os resultados de uma Sprint, não utilize Slides, mantenha o ambiente informal, mostre conformidade com a meta daquela Sprint e mostre valor da entrega no incremento do produto final
Material adaptado por Fabiano Sabha baseado no ScrumGuide.
One Reply on “Scrum em uma página”
Muito bom o material! Valeu professor!