A atual distribuição estável (stable)
do Debian é a versão 10, codinome buster. Ela foi inicialmente lançada como versão 10 em 6 de Julho de 2019 e sua última atualização, versão 10.4, foi lançada em 9 de Maio de 2020.
Abaixo, apresento as versões Debian, com link direto ao repositório Debian oficial de cada versão, caso desejem mais informações sobre a versão, me alegra o fato de ser usuário Debian desde a versão Woody, que foi lançado em 19 de Julho de 2002, mas me liguei mesmo no Debian na versão Sarge, antes disso dividia minha paixão com o Suse Linux, mas me diverti também com gentoo, slackware, mandriva (junção das distribuições Mandrake e Conectiva), Caldera, Ubuntu e RedHat e até mesmo o Kurumin, essa foi na verdade a minha primeira experiência no mundo Linux.
Versões Debian:
Debian 10 (buster) — versão estável atual;
Debian 9 (stretch
) — versão estável obsoleta;
Debian 8 (jessie
) — versão estável obsoleta;
Debian 7 (wheezy
) — versão estável obsoleta;
Debian 6.0 (squeeze
) — versão estável obsoleta;
Debian GNU/Linux 5.0 (lenny
) — versão estável obsoleta;
Debian GNU/Linux 4.0 (etch
) — versão estável obsoleta;
Debian GNU/Linux 3.1 (sarge
) — versão estável obsoleta;
Debian GNU/Linux 3.0 (woody
) — versão estável obsoleta;
Debian GNU/Linux 2.2 (potato
) — versão estável obsoleta;
Debian GNU/Linux 2.1 (slink
) — versão estável obsoleta;
Debian GNU/Linux 2.0 (hamm
) — versão estável obsoleta.
A minha primeira compilação de Kernel foi para a versão Debian Sarge, tem inclusive um artigo no site www.vivaolinux.com.br, com essa experiência de compilação e também com a compilação em 10 passos da distribuição slackware e desde então em todas as versões lançadas eu, mesmo sem precisar, fiz questão de compilar ao menos uma vez apenas para matar a curiosidade e alimentar meu conhecimento.
Instalação do Debian 10:
A instalação que apresento no vídeo acima é a instalação básica do Debian 10 (Buster), para aqueles que já instalaram alguma vez o Debian, verá que nada mudou, mas para quem esta iniciando nesse mundo, verá que é muito simples.
Essa instalação utiliza a mídia do tipo NetInstall, que possui apenas os pacotes básicos para o funcionamento do sistema, os demais pacotes precisam ser baixados e instalados, porém mesmo com essa imagem é possível instalar a interface gráfica, o que não fiz nesse meu vídeo, pois mantive apenas os pacotes básicos do sistema e o servidor SSH.
O objetivo dessa instalação básica foi preparar uma máquina para ter o kernel customizado e compilado posteriormente, o que irei disponibilizar em outro artigo, aqui mesmo.
Antes disso, pretendo disponibilizar outro material com a instalação do Debian com a interface gráfica (GUI) e outra instalação mais elaborada do Debian, pensando em uma instalação para servidor em produção, para o serviço que você desejar implementar.
Grande abraço!