Etapas do aprendizado

Nós professores temos o desejo que nossos alunos aprendam 100% do que estamos ensinando. Mas sabemos que não é isso que acontece, por diversos fatores, estejam eles ligados ao professor, ao aluno, à instituição ou fatores externos.

Então todo início de semestre nos planejamos, montamos nossos planos de ensino, cronograma de aulas, planejamos provas, trabalhos, exames e recuperação para aqueles que, por ventura, não obtiveram média para prosseguir.

No entanto, nós estamos de fato conseguindo mensurar o quanto nosso aluno esta aprendendo? Qual o percentual do que estamos ensinando ele esta assimilando? E duas questões ainda mais importantes:

1) Qual o nível de aprendizado o aluno precisa em cada assunto do meu conteúdo programático ?

2) Será que uso os métodos corretos para ensinar e para avaliar?

Pensando sobretudo nessas ultimas duas questões adaptei um material com as etapas do aprendizado, onde o aprendizado esta divido em 6 níveis: Ouvi dizer, entendi, sei fazer com ajuda, sei fazer com autonomia, sei ensinar e sei criar. Nesse material detalho apenas os 4 primeiros níveis, não será surpresa alguma se alguns de nós, ao refletir após o estudo desse material, notar que nossas aulas de 4 horas esta atingindo apenas a primeira etapa do aprendizado, onde o aluno sai da aula apenas “ouvindo falar sobre determinado assunto”. Se você usa o famigerado “slides infinitos” em sua aula, certamente é nessa primeira etapa mesmo que seu aluno fica.

One Reply on “Etapas do aprendizado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *